Petrobras assinará contrato com Brasfels para sondas

André Magnabosco, da

Plataforma da Petrobras am alto mar

Plataforma petrolífera da Petrobras: a Petrobras propôs aos trabalhadores uma redução de 7,8% no valor da PLR a ser pago este ano.

A Petrobras e a Sete Brasil também devem assinar em um prazo de até 30 dias o acordo para contratação de sondas junto ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), em construção na Bahia, cuja pedra fundamental foi lançada nesta sexta-feira. Além disso, a estatal deve contratar outras cinco sondas junto à Ocean Rig, termo ainda em discussão entre as partes, segundo Graça Foster.

São Paulo - A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, revelou nesta sexta-feira que a estatal e a Sete Brasil, empresa que tem a própria Petrobras entre os acionistas, assinarão na próxima semana o contrato com a Brasfels para a construção de seis sondas. Os equipamentos serão construídos em Angra dos Reis (RJ) e fazem parte de um programa de compra de sondas pela estatal, no total de 21 contratadas junto à Sete Brasil. "Vamos marcar em cima para que a entrega ocorra no prazo", afirmou.

Durante coletiva de imprensa realizada na Bahia, a executiva também afirmou que o terminal de regaseificação a ser instalado no Estado, o terceiro do tipo no Brasil, entrará em operação em setembro de 2013. O prazo representa um atraso de quatro meses em relação à expectativa anterior, de maio de 2013.

No mesmo evento a executiva foi econômica nos comentários sobre o reajuste de 6% do diesel anunciado na quinta-feira pela companhia. Dizendo-se curiosa sobre qual teria sido o impacto do reajuste nas ações da Petrobras, Graça afirmou que o aumento era "bom, muito bom", após saber que as ações chegaram a subir mais de 5% nesta sexta-feira.

Ela lembrou que o anúncio foi antecedido por reajustes nos preços da gasolina (7,83%) e do óleo combustível (10%), além de um aumento anterior de 3,94% no próprio diesel.