Denúncia aos orgãos certificadores

Os cursos de qualificação profissional nas áreas de inspeção como exemplo o curso para “Inspetor de Soldagem”, voltados para a qualificação pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação SEQUI/Petrobras, deveriam ter um pouco mais de fiscalização pelas autoridades e órgãos competentes.

Os cursos hoje estão sendo oferecidos até pelo sistema “On Line” pelo sistema EAD na região de Sorocaba, ou seja, estes cursos não têm a menor fiscalização pelas entidades responsáveis, cobramos aqui suas responsabilidades.

Por que o órgão responsável FBTS não se preocupa em eliminar estas escolas fajutas que tentam enganar a população oferecendo vantagens de cursos à distância, já com o treinamento presencial ainda tem várias escolas conceituadas no mercado que burlam as aulas práticas, fazem de qualquer jeito com laboratórios improvisados.

Que mão de obra qualificada será formada por estas escolas?

E para os alunos, será que somente o diploma basta?

O fim destes cursos deve ser definido o quanto antes para evitar que interessados em se qualificar como inspetores sejam prejudicados. Devem participar destas discussões, representantes do SEQUI da área responsável destas qualificações e também o órgão responsável FBTS para cortar o mal pela raiz.

"O papel destes órgãos fiscalizadores é acompanhar e garantir que tudo seja feito na mais perfeita transparência que é devida à classe de inspetores qualificadas no país", declarou nosso presidente Claudemiro. "Temos o compromisso firmado com esta classe de profissionais, para garantir atenção total às demandas destes profissionais que estão sob influência direta destes desleixos encontrados", enfatizou.

Veja abaixo alguns exemplos de cursos a distancia encontrado:

Fonte: 21/11/2011
Fonte: Associação de Inspetores