Teste por Pontos

O Teste por Pontos é um ensaio de identificação de materiais metálicos que consiste na aplicação de reagentes químicos em uma região de sua superfície previamente preparada. O reconhecimento do material se baseia nos efeitos de reações químicas, bem como nos resultados do teste do ímã (ensaio que se realiza em materiais metálicos pela aplicação de um ímã, classificando o material em magnético, levemente magnético e não-magnético).

A qualificação de pessoal nessa área obedece à Norma Petrobras N-1590 - Qualificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos.

Para habilitar-se à qualificação, o candidato deve enviar ao Setor de Certificação:

• Ficha de solicitação de qualificação preenchida e assinada - FM-112;
  • 2 fotos 3X4 (recentes);
  • Atestado de acuidade visual (emitido nos últimos três meses) conforme o FM-005;
  • Cópia do CPF e RG;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Código de ética assinado– RI-005.
  • Modelo de declaração - Clique Aqui

-Teste por Pontos e Teste Magnético
Instruções do candidato (download)
-Estanqueidade
Instruções do candidato (download)

Provas de Qualificação:
As provas de qualificação em Teste Magnético, Teste Por Pontos e Teste de Estanqueidade constam somente de parte prática e podem ser solicitadas pela ABENDE.

Pré-requisitos:
Escolaridade / Experiência Profissional:
O candidato deve comprovar grau de escolaridade e experiência profissional, conforme Tabela-A1 da Norma Petrobras N-1590.

Treinamento:
O candidato deve satisfazer os requisitos de treinamento teórico e prático citados nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Norma Petrobras N-1590.

Acuidade Visual:
O candidato deve ter acuidade visual, comprovada pelos seguintes exames:
J-1 do padrão Jaeger, para visão próxima a 40 cm de distância; Teste de Ishihara, comprovando visão cromática normal (para Teste Magnético e Por Pontos).

A qualificação de pessoal nessa área obedece a Norma Petrobras 1590 - Qualificação de Pessoal em Ensaios Não-destrutivos.