LiveZilla Live Chat Software
Clique e fale conosco
0
Vantagens de ser um associado
Associados
OK

Serviço


Partículas Magnéticas - Técnicas do "Yoke"

Partículas Magnéticas

O ensaio por partículas magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos tais como: trincas, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc.

O método de ensaio está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético. As linhas magnéticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetória ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim uma região com polaridade magnética, altamente atrativa à partículas magnéticas. No momento em que se provoca esta magnetização na peça, aplica-se as partículas magnéticas por sobre a peça que serão atraídas à localidade da superfície que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicação de defeito.

Alguns exemplos típicos de aplicações são fundidos de aço ferrítico, forjados, laminados, extrudados, soldas, peças que sofreram usinagem ou tratamento térmico (porcas e parafusos ), trincas por retífica e muitas outras aplicações em materiais ferrosos.

Para que as descontinuidades sejam detectadas é importante que elas estejam de tal forma que sejam "interceptadas" ou "cruzadas" pelas linhas do fluxo magnético induzido; conseqüentemente, a peça deverá ser magnetizada em pelo menos duas direções defasadas de 90º. Para isto utilizamos os conhecidos yokes, máquinas portáteis com contatos manuais ou equipamentos de magnetização estacionários para ensaios seriados ou padronizados.

O uso de leitores óticos representa um importante desenvolvimento na interpretação automática dos resultados.

 

Como iniciar o processo de Qualificação

O processo de qualificação envolve as seguintes etapas de avaliação:
- Análise de documentos;
- Realização de exames teóricos;
- Realização de exames práticos.

Para dar entrada no processo de qualificação será necessário seguir os seguintes passos:

1- Prepare a documentação necessária de acordo com o método, nível e subnível pretendido.

2- Envie toda a documentação necessária para o Setor de Certificação da ABENDI para o seguinte endereço:
Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054.

Atenção: somente após a análise e aprovação de sua documentação o processo terá andamento, e o respectivo boleto para pagamento estará disponível para emissão.


3- Confirme sua inscrição através de pagamento via boleto bancário até sua data de vencimento.


4- Agendamento do Exame Teórico: Após confirmação da sua inscrição serão agendados os exames teóricos de acordo com a disponibilidade de vagas e número de candidatos inscritos.

Verifique aqui as datas disponíveis para o agendamento do exame


5- Agendamento do Exame Prático: Após aprovação nos exames teóricos, o candidato deverá realizar o exame prático após confirmar a inscrição nessa etapa (pagamento do exame prático).

Atenção: Os exames são agendados conforme disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.


6- Consulte o andamento do seu processo.


7- Conclusão: Ao candidato aprovado e agora Profissional Qualificado pelo SNQC/ABENDI receberá o Certificado, Carteira e Livro de Registro conforme certificação e validade vigente.

Candidatos reprovados devem concluir em um prazo máximo de 24 meses contados a partir da primeira aprovação do exame teórico e no máximo em 03 tentativas em cada etapa.

Obs.: Normas, Procedimentos, Instruções Técnicas e Formulários disponíveis em Documentos para Download.

 


0
0
0
Associação de Inspetores - Todos os direitos reservados. 2015 Desenvolvido pela Williarts Internet