Dutos Terrestres

A sistemática de qualificação para Inspetores de Dutos Terrestres está baseada no procedimento da PETROBRAS conhecido como PG-25 - SEQUI/CI-047(Qualificação e Certificação de Pessoal para Inspeção Dutos Terrestres - Construção e Montagem), da seguinte forma:

• O Exame de Qualificação está dividido em duas etapas: exames teóricos e exames práticos;
  • A execução do exame prático está condicionada a aprovação no exame teórico.
  • O processo completo de qualificação compreende o exame propriamente dito, o primeiro reexame e o segundo reexame.
  • O candidato a inspetor de dutos terrestres deve possuir certificado de conclusão ou diploma devidamente registrado no:

• Curso de Graduação de Nível Superior em Engenharia reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e Registro no CREA, nas seguintes modalidades:

• Civil, Eletricista, Mecânica, Metalurgista, Materiais ou Agrimensura: conforme Tabela de Títulos Profissionais Resolução nº 473/02 do CONFEA;

• outras formações na área Civil, Eletricista, Mecânica, Metalurgista, Materiais ou Agrimensura serão aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo CREA atestando todas as atribuições profissionais do Engenheiro(a) Civil, do Engenheiro(a) Eletricista, do Engenheiro(a) Mecânico, do Engenheiro(a) Metalurgista, Materiais ou de Agrimensura;

• Curso de Graduação de Nível Superior em Tecnologia reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e Registro no CREA, conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, nas seguintes modalidades:

• eixo controle e processos industriais: Eletrotécnica Industrial, Manutenção Industrial, Processos Metalúrgicos;
  • eixo infraestrutura: Agrimensura, Construção de Edifícios, Estradas;
  • eixo produção industrial: Fabricação Mecânica e Petróleo e Gás;

• Curso Técnico de Nível Médio reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicios e Registro no CREA, nas seguintes modalidades:

• eixo controle de processos industriais: Eletrotécnica, Mecânica,e Metalurgia;
  • eixo infraestrutura: Agrimensura, Edificações, Estradas, Geodésia e Cartografia;
  • eixo produção industrial: Fabricação Mecânica e Petróleo e Gás;

• Curso de Pós Graduação em Engenharia de Dutos para Técnicos ou Engenheiros. É importante ressaltar que o certificado de conclusão do curso de especialização esteja devidamente registrado pelo orgão competente - MEC.
  • As pós-graduações Lato Sensu compreendem programas de potencialização e incluem os cursos designados como Máster Business Administration (MBA). Possuem a duração mínima de 360 horas. Ao final do curso, o aluno obtém certificado, e não diploma

Como faço para comprovar a minha escolaridade?

• Cópia autenticada do registro definitivo do CREA;

• Cópia autenticada do diploma de conclusão do curso técnico, do curso de tecnologia ou do curso superior em engenharia nas modalidades acima.
NOTA: Em caso de aprovação, os seguintes documentos originais devemo ser apresentados(Carteira do CREA Diploma Carteira Profissional ou Contrato de Autônomo).

A experiência profissional mínima requerida é de 6 meses, em pelo menos três atividades de construção e montagem de dutos terrestres e seus complementos, conforme atividades previstas na norma PETROBRAS N-464.

O candidato deve comprovar treinamento com carga horária mínima para o nível de qualificação pretendido.

Anexos:

ANEXO 1 - Informativo.

- Solicitação de Qualificação Inspetores de Dutos Terrestres.
- Observações.

ANEXO 2 - Atestado de Acuidade Visual.

ANEXO 3 - Atestado de Acuidade Auditiva.

ANEXO 4 - Termo de Compromisso e Responsabilidade.

ANEXO 5 - Solicitação de Reexame Inspetores de Dutos Terrestres.

ANEXO 6 - Apelação

OBS.: O cadastro de pessoal certificado em Inspetores de Dutos Terrestres pela metodologia antiga deixou de existir em 31/12/2007, conforme notificação no site da PETROBRAS/SEQUI.