Inspetores de Pintura

Entende-se por Inspetor de Pintura N1, o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Pintura qualificação na PETROBRAS. A função do Inspetor de Pintura é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços que utilizam a Pintura como processo após a fabricação de equipamentos e estruturas.

O Inspetor de Pintura Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle e acompanhamento do processo de pintura, na preparação, durante o processo e após à finalização fazendo a medição e controle da qualidade, baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas e instruções de execução e inspeção de pintura, enquanto o Inspetor de Pintura Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável pela elaboração das instruções e procedimento do processo de pintura, assim como, pela qualificação deste procedimento e do pessoal responsável.

Habilitando-se a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial contidas na referida Norma.

- Corrosão;
- Conceituação de Pintura e Esquema;
- Constituintes de uma Tinta;
- Propriedades Fundamentais da Película;
- Mecanismo de Formação da Película;
- Principais Mecanismos de Proteção;
- Principais Veículos;
- Principais Pigmentos;
- Solventes e Diluentes;
- Principais Tintas;
- Preparação da Superfície para Pintura;
- Principais Métodos de Aplicação;
- Aplicação de Esquemas de Pintura;
- Esquemas de Pintura;
- Retoques em Esquemas de Pintura;
- Inspeção de Recebimento de Tintas;
- Controle de Qualidade;
- Falhas e Defeitos;
- Documentação do Sistema da Qualidade;
- Segurança e meio ambiente.

Pintura Industrial PI-N1 / N2

Aviso urgente para quem ainda está com a Qualificação válida em qualquer modalidade de Pintura no Sistema Petrobras: você deve solicitar o reconhecimento no SNQC junto a ABRACO até 31/12/2011.

Nesta modalidade, o SEQUI é um Centro de Exame de Qualificação (CEQ) do SNQC – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação – INSPEÇÃO DE PINTURA INDUSTRIAL – QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL, regulamentado pela Norma ABNT-NBR-15218 e complementado PELA Norma ABRACO 001 – Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.abraco.org.br