Inspetores de Soldagem N1 / N2

Inspetor de Solda é o profissional qualificado e certificado pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC / Petrobrás ) com o objetivo de garantir o cumprimento de procedimentos de soldagem qualificados, e garantir a qualidade da solda.

Este profissional deve possuir conhecimentos teóricos e práticos quanto ao manuseio de documentos técnicos, aplicação de procedimentos de soldagem, acompanhamento de soldadores em tarefas diárias ou na confecção de corpos-de-prova para a qualificação de procedimentos de soldagem, bem como, as demais atribuições descritas na norma NBR-14842.

Dentre outras responsabilidades seguem:

- Acompanhar a execução das peças de teste e acompanhamento de soldagem, na qualificação de procedimentos de soldagem (EPS), qualificação de soldadores e operadores de soldagem (RQS);

- Verificar resultados de Ensaios Não Destrutivos (END’s) efetuados em juntas soldadas de equipamentos, verificando se foram executados por profissionais habilitado e seguindo requisitos de planos de inspeção e testes pré  estabelecidos e/ou normas aplicável;

-  Deve verificar a dureza por meio de equipamentos portáteis;

-  Verificar se os soldadores atuantes na obra estão devidamente qualificados e com seus respectivos certificados em validade;

-  Verificar se os consumíveis utilizados são os indicados e se obedecem ao procedimento específico, estando ainda em condições de uso;

- Efetuar o recebimento dos consumíveis verificando se estão homologados pelo sistema Petrobrás e/ou conforme orientação do fabricante ou norma aplicável;

- Deve atuar durante a preparação da junta a ser soldada, no acompanhamento durante a execução e após  à soldagem  fazendo o visual da solda final, garantindo assim o cumprimento do procedimento de soldagem (EPS) qualificada e aprovada pelo inspetor N2.

* O profissional N1 sua atribuição principal é  no acompanhamento de soldagem conforme especificado acima, já o profissional N2 atua mais na elaboração e emissão de documentação referente a soldagem como EPS's, RQPS's e RQS's, estes profissionais poderam atuar em qualquer segmento industrial que faça uso de processos de soldagem em diversas áreas, dentre elas: Petroquímica, Papel e Celulose, Metalúrgica, Eletromecânica, Naval, e Energia.