Suretank investe R$ 20 milhões em fábrica no RS

Por Ricardo Bomfim  30/04/2014

A empresa de soluções de engenharia para a indústria de petróleo e gás Suretank anunciou na terça-feira, 29/04, um investimento de R$ 20 milhões na instalação de sua primeira fábrica na América Latina, em Caxias do Sul (RS). A companhia tem a expectativa de faturamento de R$ 90 milhões nos próximos cinco anos com o novo empreendimento e uma produção estimada em 400 toneladas por mês de insumos como contêineres e tanques, entre outras estruturas metálicas usadas na exploração de petróleo offshore. Prevê-se também que a operação gere 300 empregos diretos e 600 indiretos.

Segundo afirmou o CEO da empresa, John Fitzgerald, em nota, o objetivo da Suretank é se tornar a principal fornecedora de soluções de engenharia para a indústria de petróleo e gás no mercado brasileiro e da América Latina. Fitzgerald acredita que o mercado offshore no Brasil continua a se expandir e tem prospectos bons de produção para os próximos anos. "Nós percebemos que existe uma exigência da indústria local, que não está conseguindo suprir completamente a demanda, então vemos um grande mercado", comentou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o CEO da Suretank América Latina, Marco Pfeifer.

Pfeifer disse que a unidade aberta responderá pelo atendimento de 100% das demandas do mercado no continente e que as operações já começarão no dia 1º de maio. Ele ressaltou que a Suretank já fabricava sob licença para companhias como a State Oil e Chevron e que a partir de agora a única diferença estará na produção conduzida sob o próprio teto da empresa.

O CEO da Suretank América Latina ainda explicou que, com o movimento do pré-sal, um dos grandes desafios da Petrobras será o transporte de pessoas e de cargas. "Tudo tem que vir num tanque ou num contêiner, alguns dos produtos que nós fabricamos", disse. Contudo, exploradoras de petróleo como a Petrobras representarão apenas um terço do mercado da Suretank, que também fabrica soluções para companhias como a Haliburton, produtora de bens e serviços para a indústria de energia, além de locatárias da indústria offshore.

A Suretank é uma empresa de mais de US$ 100 milhões em faturamento com fábricas no Reino Unido, Irlanda, China, Holanda, Tailândia e Polônia.