PETROBRAS E PORTO DE SUAPE INVESTEM R$ 670 MI EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA

26 de Janeiro de 2014 | 1:49

A Petrobras e o Porto de Suape, em Pernambuco, estão investindo R$ 670 milhões em infraestrutura para atender as necessidades da Refinaria Abreu e lima, que começa a operar no final deste ano. Com capacidade para processar 230 mil barris de petróleo por dia, a unidade de refino vai receber três navios superpetroleiros por semana e o porto precisa estar preparado para receber as embarcações. Um das obras será a adequação de um dos píeres do Porto de Suape, que vai permitir uma redução de 30% no tempo médio de operação dos navios com cargas de derivados de petróleo.

Outro serviço também nos píeres será para receber até dois navios de 200 metros de comprimento, simultaneamente. Atualmente, um píer pode receber, ao mesmo tempo, um navio de 200 metros e outro de, no máximo, 145 metros. A refinaria vai receber superpetroleiros, com capacidadede transportar até um milhão de barris. Outra empresa contratada pela Petrobras fará a troca de defensas (proteções emborrachadas para evitaro impacto do navio contrao cais), na ampliação da quantidade de “braços” (conectores) de dutovias e na troca destes dutos no Píer de Graneis Líquidos 2 (PGL 2).

Em novembro, o Porto de Suape realizou a primeira operação de transporte de petróleo para a Refinaria Abreu e Lima. O navio Aliakmon trouxe 13,5 mil toneladas de petróleo cru. A operação marcou a entrada do complexo pernambucano nas rotas logísticas do setor. Até então, o porto só recebia derivados (gasolina, óleo diesel e querosene de aviação). A expectativa é que a atracação de navios-tanque seja, ao menos, mensal e renda, somente em tarifas portuárias, R$ 420 mil por ano. Sem contar a perspectiva regular de chegada do petróleo para abastecer a Refinaria, cuja primeira etapa, segundo estimativas oficiais, deve ter início em novembro deste ano. O petróleo que chegou em novembro veio de Xaréu (CE), foi transferido para uma embarcação menor e seguiu para Manaus (AM), no navio Norient Scorpius.

Investimentos

Desde 2008, o Porto de Suape passa por obras de melhoria em sua infraestrutura para atender à Refinaria Abreu e Lima e demais operações portuárias. Em 2011, concluiu a obra dos PGLs 3A e 3B. As obras foram realizadas com recursos do Termo de Adiantamento Tarifário (TAT) que Suape possui com a Petrobras e custaram R$ 366 milhões. Em novembro, o porto realizou sua primeira operação de petróleo cru nestes píeres. Em 2013, o porto concluiu duas obras de infraestrutura que somaram quase R$ 200 milhões de recursos estaduais. Foram R$ 165 milhões no reforço dos cabeços, que garantem maior segurança nas operações dos navios, e R$ 33 milhões na requalificação do Cais de Múltiplos Usos (CMU), estratégico no escoamento de cargas.

Fonte: DCI - Adriana Guarda