OSX prevê concluir obras do estaleiro do Açu em meados de 2014

Imprimir E-mail
Noticiário cotidiano - Indústria naval e Offshore

O presidente da OSX, Carlos Bellot, disse, em teleconferência com analistas, que as obras do estaleiro do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense, estarão concluídas em meados de 2014. Ele informou que o cronograma está mantido e a unidade vai começar a operar parcialmente, no primeiro trimestre de 2013, com a construção de um navio de apoio às atividades das plataformas de petróleo para a empresa Sapura.

“Será a primeira embarcação a ser entregue pelo estaleiro”, disse Bellot. O OSX é controlado pelo EBX, de Eike Batista. O projeto do navio da Sapura está em fase de detalhamento de engenharia. Hoje, segundo o executivo, o estaleiro da OSX está com 30% de avanço físico nas obras.

Bellot disse que a OSX atualizou o custo de construção do estaleiro para cerca de R$ 4,8 bilhões em função do redimensionamento do projeto, de custos setoriais e de variação cambial. O executivo acrescentou que a OSX passou a incluir a Petrobras em sua base de clientes a partir da assinatura do contrato para a integração de duas plataformas de produção para a estatal. Ele afirmou que a alta direção da Petrobras esteve recentemente no Açu visitando o estaleiro.

Fundo da Marinha Mercante

O diretor financeiro da OSX, João Borges, disse que a empresa tem projetos priorizados junto ao conselho diretor do Fundo da Marinha Mercante (FMM) de R$ 4,2 bilhões. O FMM é a fonte de financiamento de longo prazo para o setor de construção naval e offshore no Brasil.

Borges disse que os recursos tem prazo de carência de quatro anos, período de amortização de 20 anos e a taxa média de juros prevista é de US$ 3,38% ao ano.

Novos contratos

O presidente da OSX disse que a empresa negocia dez novos contratos potenciais de embarcações a serem construídas no estaleiro do Açu. Mas reconheceu: “Seria muito otimismo acreditar que teria sucesso em todas as frentes [de negociação] abertas”.

Bellot disse que a empresa continua a negociar várias oportunidades de embarcações a serem construídas, algumas com possibilidade de incluir contratos de leasing (aluguel). O executivo não falou em nomes de clientes e não comentou as negociações mencionadas pelo mercado sobre uma eventual parceria entre a OSX e a empresa operadora de sondas de perfuração Ocean Rig.

Bellot disse que a OSX recebeu convite da Petrobras para oferecer proposta para construir dois FPSOs, plataformas que produzem, estocam e escoam petróleo, para a cessão onerosa do pré-sal. O prazo da Petrobras para receber as propostas, segundo ele, é dezembro de 2012.

Fonte: Valor / Francisco Góes