Carta aberta aos Inspetores

Como fundar um Sindicato da Categoria.

Caros Inspetores,

A Associação de Inspetores vem a público se manifestar quanto a importância da categoria realmente ter um sindicato que a represente...porém senhores esta idéia deve ser bem amadurecida, pois para abrir um sindicato de representação de uma categoria profissional não é simplesmente ir até um orgão público e registrar um nome "Sindicato SINDEEND" como aqui na cidade de Bauru/SP, fizeram através do sr. Pedro Paulo...não é simplesmente isso, tem uma série de tramitações na esfera burrocrática que se deve seguir;

A organização sindical no Brasil se dá por categorias, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em seu art. 511:

"É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos e/ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos, ou profissionais liberais, exerçam, respectivamente, a mesma atividade e profissão ou atividades ou profissões similares

ou conexas."

RESPONSABILIDADE DOS PRECUSSORES DA INICIATIVA:

1º Passo:

Mobilizar e reunir um grupo representativo da categoria, realizar reuniões para as pré-discussões que definam os aspectos estratégicos da Organização que se projeta fundar, seus princípios filosóficos, etc... Quem tiver a iniciativa da convocação informal das reuniões, deve mediá-la e permitir a expressão das idéias e ideais do maior espectro filosófico-ideológico possível, dentro do espírito democrático que deve pautar o surgimento de qualquer Organização. Estando o grupo amadurecido e coeso, constituir uma Comissão Provisória com a função de: elaborar e discutir com o grupo uma minuta de ESTATUTO SOCIAL, convocar a Assembléia Geral de Fundação e nela:

- Organizar os seus trabalhos e empossar a primeira diretoria.

- Discutir, ainda, como constituir por meio de doações, contribuições, eventos ou correlatos, um Fundo financeiro para as despesas iniciais de constituição da Entidade (assessorias (que não forem voluntárias como: advogado e contador), publicação de convocação e custos da realização da assembléia, despesas de autenticações e reconhecimento de firmas e de registro em cartório, registro sindical, etc.

"NÓS DA ASSOCIAÇÃO DE INSPETORES SEGUIMOS ESTE PASSO A PASSO EM ANEXO NO ANO DE 2009."

Se houver realmente interesse, daremos todo apoio juridíco para isso acontecer.

Atenciosamente

José Claudemiro de Oliveira