1º ENCONTRO REGIONAL SOBRE ENSAIOS DE EMISSÃO ACÚSTICA EA

Sobre o evento

Ensaios não destrutivos são aplicados na caracterização, na classificação, no controle tecnológico e na inspeção de materiais e elementos construtivos, portanto, são indispensáveis ao setor de bens de capital.

Sendo assim, a (AI)  atuante  nessa área através de profissionais qualificados, têm a satisfação de promover o primeiro evento sobre esta técnicas de ensaios não destrutivos utilizados nos diversos materiais e áreas do segmento industrial.
O evento contará com a participação de profissionais especializados em Ensaios Não Destrutivos na técnica de Emissão Acústica - EA e visa apresentar, à comunidade acadêmica, novas técnicas, equipamentos e oportunidades de pesquisa nesse tema.

Os participantes são convidados a apresentarem suas pesquisas e/ou estudos de caso, relacionadas ao tema, por meio do envio de resumos expandidos nas quais serão discutidos.

ENSAIO DE EMISSÃO ACÚSTICA

O princípio do método é baseado na detecção de ondas acústicas emitidas por um material em função de uma força ou deformação aplicada nele. Caso este material tenha uma trinca, descontinuidade ou defeito, a sua propagação irá provocar ondas acústicas detectadas pelo sistema.

Os resultados do ensaio por emissão acústica não são convencionais. Na realidade este método não deve ser utilizado para determinar o tipo ou tamanho das descontinuidades em uma estrutura, mas sim, para se registrar a evolução das descontinuidades durante a aplicação de tensões para as quais a estrutura estará sujeita, desde que as cargas sejam suficientes para gerar deformações localizadas, crescimento do defeito, destacamento de escória, fricção, ou outros fenômenos físicos.

Aplicamos a emissão acústica quando queremos analisar ou estudar o comportamento dinâmico de defeitos em peças ou em estruturas metálicas complexas, assim como registrar sua localização. O ensaio por emissão acústica permite a localização da falha, captados por sensores instalados na estrutura ou no equipamento a ser monitorado.

É o caso da monitoração de cilindros contendo gás sob pressão para abastecimento, do teste hidrostático e pneumático em vasos de pressão, teste de fadiga, controle de processos de soldagem, e ainda da caracterização de materiais.

Saiba mais: http://www.cfpcursos.com/eventos.html